Síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do Carpo (STC)

 

Se você estiver sentindo dormência, formigamento ou fraqueza em sua mão, considere pedir ao seu médico que verifique a síndrome do túnel do carpo.

 

O que é ?

A síndrome é causada pela compressão no nervo mediano, que percorre todo o comprimento do braço, passa por uma passagem no punho chamada túnel do carpo. O nervo mediano é responsável pela sensibilidade dos dedos (menos o  dedo mínimo) bem como o controle de músculos que movimentam o polegar.

 

Quais são as causas?

Qualquer condição que leve a diminuição do espaço dentro do túnel ou o aumento do conteúdo dentro do mesmo, pode causar a compressão do nervo mediano. No entando, muitas vezes as causas que levam a STC não são conhecidas. Dentre das opções conhecidas se destacam:

- Movimentos repetitivos sejam nas atividades laborais ou recreativas.

- Posicionamento do punho em extensão ou flexão ao dormir

- Gravidez, obesidade, artrite reumatoide, hipotireoidismo

 

Sinais e sintomas

 

Se você tem síndrome do túnel do carpo e não recebe tratamento, seus sintomas podem durar muito tempo, piorar e até mesmo desaparecer e retornar. Quando seu médico diagnostica cedo, é mais fácil tratar.

 

Você pode sentir uma dormência ardente, formigante ou com coceira na palma de sua mão e polegar ou dedos indicador e médio.

 

Você pode notar primeiro que seus dedos "dormem" e ficam dormentes à noite. Isso geralmente acontece à noite por causa da posição relaxada da sua mão e enquanto dorme.

 

De manhã, você pode acordar com dormência e formigamento nas mãos que podem correr até o ombro.

 

Conforme a doença vai evoluindo os sintomas começam a aparecer durante o dia, afetando as atividades cotidianas, como deixar um copo cair devido a diminuição da sensibilidade de sensibilidade. Nos casos mais severos, você pode ter menos força de preensão porque os músculos da mão atrofiam e as dores costumam ser mais constantes.

 

Tratamento:

 

Os sintomas podem diminuir por meio de tratamento clínico. Em caso de patologias associadas (diabetes, hipotireoidismo, ...) o tratamento da mesma costuma aliviar os sintomas. O repouso da mão, uma posição correta de trabalho ou a utilização de uma órtese podem ajudar a diminuir a compressão sobre o nervo mediano. Em caso de persistência dos sintomas ou piora dos mesmos, o tratamento cirúrgico se faz necessário. O objetivo da cirurgia é a secção do ligamento que reveste o túnel e, assim, diminuir a pressão sobre o nervo. Existem diversas técnicas cirúrgicas que devem ser escolhidas pelo seu cirurgião caso a caso.

O pós-operatório é normalmente simples, com o paciente podendo retomar as atividades leves na semana seguinte. Os pontos são retirados entre 14-21 dias. A recuperação da força leva 6 a 12 semanas

R. Menino Deus, 63 , Sala 406

Centro - Florianópolis / SC
Cep: 88020-210

Tels: (48) 3206-7467 | (48) 3012-3424 

Whats: (48) 99125-8585

©2018 idealizado pelo Dr. João Mussi. Criado por MKTEFFECT