Buscar
  • Dr. João Mussi

Qual é a sua lesão?

Atualizado: Jun 14

Algo que sempre falo para os meus pacientes: "na mão o que não falta é doença". Sendo assim é muito importante sabermos o que te incomoda, os sintomas que fizeram você me procurar no consultório. 👨‍⚕️👩‍⚕️


Uma coisa muito comum é o paciente chegar no consultório já com um exame com diagnóstico de síndrome do túnel do carpo, mas quando colho a história e examino o paciente, vejo que as queixas dele não são de uma síndrome do túnel do carpo.


Lá atrás na faculdade 👩‍🏫👩‍🎓 aprendemos que para um bom diagnóstico precisamos de uma boa HISTÓRIA contada pelo paciente, um bom EXAME FÍSICO e por fim vamos aos exames complementares, que como o nome diz, COMPLETAM (e muitas vezes não são necessários).


Por que estou falando tudo isso?


Pois quando falamos em satisfação com uma cirurgia estamos basicamente falando na resolução do problema/queixa do paciente. Quanto mais resolutivo a cirurgia para a queixa que o paciente tinha quando lhe procurou: maior a chance de ele ficar muito satisfeito com o procedimento 😁😁.


O inverso também é verdadeiro. Se o paciente tem um exame com um diagnóstico de síndrome do túnel do carpo mas o quadro dele é de uma hérnia de disco cervical, dificilmente esse paciente terá uma boa resposta a cirurgia da síndrome do túnel do carpo 😔.


É imprescindível para o médico não pular essas etapas. ESCUTAR👂 o paciente, EXAMINAR 👐 o paciente e para no fim conseguir ter um paciente SATISFEITO 😍 com o tratamento - mesmo que as vezes esse tratamento seja apenas uma orientação.


Valorize a sua mão 👋👋


#cirurgiaodemao #drjoaomussi #valorizesuamao #maofloripa#cotovelo #tendinite#medicina #examefisico

93 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo