...
 
Buscar
  • Dr. João Mussi

Quais os tratamentos disponíveis para a tendinite nas mãos e punhos?

A tendinite nas mãos e punhos é uma condição comum, principalmente em pessoas que executam movimentos repetitivos, isto porque esta ação pode causar uma inflamação nos tendões da parte dorsal ou vertebral da mão.


Alguns sintomas da doença são: inchaço e formigamento na região afetada, assim como dor e fraqueza ao realizar movimentos. Ao notar esses sintomas, orienta-se que o paciente consulte um especialista em mãos para avaliar o caso.


Quais os tratamentos disponíveis para a tendinite nas mãos e punhos?


O tratamento pode ser tanto conservador quanto cirúrgico, a depender da gravidade do caso. Quanto ao tratamento conservador, muitas são as formas de aliviar a tendinite. Confira:


  1. Aplicação de gelo no local: as compressas de gelo são muito bem-vindas, pois o gelo ajuda a diminuir o inchaço e a dor;

  2. Medicamentos: em alguns casos, os remédios podem ser úteis, mas é aconselhável não utilizá-los por mais de 7 dias para evitar problemas estomacais;

  3. Descanso: dependendo da gravidade de sua condição, é aconselhável manter-se longe do trabalho por alguns dias para que não haja piora da tendinite. Nesses casos, é importante que a mão esteja imobilizada por uma tala;

  4. Uso de pomadas contendo anti-inflamatórios: combinadas com uma massagem, elas podem auxiliar – e muito – no alívio da dor e no tratamento da tendinite;

  5. Fisioterapia: o fisioterapeuta pode realizar com o paciente exercícios que irão colaborar no fortalecimento dos músculos e cooperar para a recuperação do paciente.


Quando devo fazer a cirurgia?


A cirurgia é indicada quando o tratamento conservador não surtir o efeito esperado. No procedimento cirúrgico, a fim de curar a tendinite, o cirurgião de mãos raspa os tendões para eliminar os nódulos presentes, tratando a inflamação. O pós-operatório costuma ser tranquilo, desde que o paciente siga todas as instruções do cirurgião responsável pelo caso e que faça as sessões de fisioterapia recomendadas.


O que fazer para prevenir a tendinite?


Como dito anteriormente, a tendinite é consequência da execução de movimentos repetitivos. Muitas das pessoas afetadas por essa condição são as que trabalham realizando tais movimentos, como digitar por longos períodos, escrever, faxinar, costurar, pintar, etc. Como esses movimentos fazem parte do dia a dia e são essenciais para o trabalho, é aconselhável que a pessoa faça exercícios diários de alongamento com orientação de um especialista.


Em alguns locais de trabalho, há a oferta de ginástica laboral, prática essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Se você trabalha em uma empresa que oferece esse tipo de serviço, participe!


Além disso, se você pratica atividade física, incluir exercícios para fortalecimento da musculatura da região também é uma boa forma de prevenir a doença.


Quando devo procurar um especialista?


Você tem sentido dores contínuas na região das mãos e punhos que não aliviam? Antes de continuar forçando sua musculatura a trabalhar lesionada, busque um especialista para avaliar seu caso. Quanto mais cedo tratar sua lesão, maior a chance de uma boa recuperação.


Para garantir que você seja bem assistido, procure um cirurgião especialista em mãos.


177 visualizações0 comentário