- Dr. João Mussi
Mordida de gato!
Quem tem um pet 🐱🐶(gato ou cachorro) provavelmente já foi acidentalmente mordido por ele. Nesse caso você chegou a procurar uma emergência para ser avaliado/tratado?
As feridas na mão causadas pelos cães costumam ter muito mais procura nas emergências dos hospitais do que as causadas pelos gatos principalmente pelo aspecto da lesão. Enquanto os 🐕cães costumam causar lesões lacerantes, abertas e "feias", os 🐈gatos costumam causar "somente um furinho" (puntiformes) e é exatamente ai que mora todo o perigo.
Tanto as feridas lacerantes como as puntiformes são emergências médicas que merecem tratamento, principalmente na mão. Além da necessidade de cuidados contra a raiva e tétano, devem ser tomadas ações para prevenir as infecções, cujas sequelas na mão podem ser devastadoras.
A Lavagem com soro fisiológico💦, limpeza com sabão, debridamento (retirada de tecidos mortos), antibiótico e deixar o ferimento "aberto" são as medidas iniciais a serem tomadas. Contudo, os "furinhos" muitas vezes são profundos e funcionam como uma "injeção de bactérias" que mesmo os antibióticos não evitará a infecção.
Eu, como via de regra, levo sempre o paciente para o centro cirúrgico no dia do acidente para poder avaliar e limpar o máximo possível e mantenho um acompanhamento rigoroso no consultório com antibiótico por via oral.
Nunca me arrependi!
Infelizmente na maioria das vezes os pacientes já chegam ao #cirurgiãodemão com 7, 10, 14, 21 dias de lesão com quadros gravíssimos que o que podemos fazer é reduzir ao máximo a extensão das sequelas.
A importância da #cirurgiademao vem muito antes da cirurgia propriamente dita. A nossa função é de cuidar das suas mãos👐, tentar PREVENIR uma lesão sempre que possível. Se acontecer? TRATAR o mais rápido possível para ter a melhor e mais rápida recuperação.
Valorize a sua mão, ela merece. 👋👋